segunda-feira, 30 de abril de 2012

Procon cobra melhorias de instituições financeiras


O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) participou do 2° Seminário de Relacionamento com Clientes (Semarc) da região Nordeste, em Recife. O coordenador estadual, Araken Farias, representou o Estado.
O evento foi promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e reuniu representantes dos Procons, Banco Central, Defensoria Pública e Ministério Público, para promover contribuições para a evolução do sistema bancário brasileiro. Entre os temas discutidos, o ‘Cadastro Positivo’, ‘Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)’ e Segurança Bancária’.
O coordenador estadual destacou pontos importantes do encontro, como a relação das empresas financeiras com o consumidor. “Avaliamos como ‘negativa’ a relação, do ponto de vista na melhoria na relação das instituições financeiras com o consumidor, principalmente no que diz respeito ao empréstimo consignado, que dentre as propostas apresentadas não houve avanço.
Na visão do Procon do Rio Grande do Norte e da Paraíba, o início das melhorias se daria com a suspensão dos correspondentes bancários, nos empréstimos consignados, o que não foi aceito pelos bancos”, esclareceu Araken.
Ele afirmou que a proposta do Procon seria a de que os empréstimos consignados fossem feitos apenas pelas instituições financeiras, enquanto fosse composta a regulamentação dos correspondentes bancários e capacitação dos mesmos. “A proposta visa coibir as fraudes praticadas por esses agentes,  situação em que deixa os consumidores totalmente vulneráveis.
Existem casos em que o consumidor, na maioria os idosos, reclamam que os empréstimos nunca chegam ao fim, pois os correspondentes ficam com os documentos pessoais, renovando os empréstimos sem o consentimento dos mesmos”, explicou Araken.
O coordenador citou que as demais propostas foram elaboradas apenas com a participação dos representantes bancários, não sendo levado em consideração a opinião dos Procons. “Não levaram em consideração nossa opinião, pois os Procons convidados eram em número bem inferior aos representantes bancários. Mesma situação do grupo em que o Procon participou, onde havia 3 representantes do Procon e oito agentes financeiros”, informou o coordenador.
O ponto positivo do encontro apontado pelo coordenador foi a constatação dos Procons sobre a necessidade de promover ações mais rígidas na tentativa de coibir os abusos praticados pelos agentes financeiros. “Chegou a ser comentado que há presença de correspondentes bancários pelas ruas e calçadas de nossas cidades abordando pessoas sem o menor critério e desprovidos de qualquer preparo, e, em alguns casos, enganando, fraudando informações e documentos, com um único intuito de efetuar os empréstimos e recebem suas comissões, deixando os consumidores em situações de dificuldades para quitar os empréstimos”, disse Araken.
Fonte: Portal JH

0 comentários:

Postar um comentário