sábado, 5 de maio de 2012

Camelô cultural

Yuno Silva - Repórter

Entre bugigangas eletrônicas, DVDs genéricos, acessórios para celular, lanternas e calcinhas, eis que surge o box 218 para dar um novo sentido aos corredores do Camelódromo da Cidade Alta. Espaço alternativo dedicado à comercialização de produtos artesanais, obras de arte e bibelôs com valor cultural agregado, o box Arte por Perto vem alterando a rotina do shopping popular aos sábados. Criado pela poeta Juliane Ataíde e pela fotógrafa Ana Potiguar, a lojinha funciona uma vez por semana desde outubro do ano passado, e pela segunda vez promove o projeto "Vem no sábado" - movimento em torno do trabalho de um artista visual da cidade.
Ana PotiguarBox traz desde objetos decorativos a telas e fotos autoraisBox traz desde objetos decorativos a telas e fotos autorais

Hoje, das 9h às 13h30, o box abre espaço para a exposição "Sentimentolhado", de Rita Machado, que apresenta dez fotografias analógicas digitalmente manipuladas. As obras estão todas à venda, permanecem em cartaz durante um mês, e o público terá a oportunidade de levar para casa versões mais baratas das imagens na forma de imãs de geladeira, bottons e chaveiros. 

"Nossa intenção é popularizar a arte, e quem não pode comprar a obra original leva um imã", sugere Juliane Ataíde. "Como só abrimos aos sábados, pois temos outras atividades profissionais durante a semana, esse projeto surgiu para mobilizar as pessoas. Queremos transformar a loja em um ponto de apoio cultural aqui na Cidade Alta, um lugar alternativo para as pessoas se encontrarem." Juliane avisou que todos os meses o Arte por Perto estará abrigando um novo artista - e quem estiver interessado em expor é só entrar em contato e lançar a proposta. 

Projeto tem programação definida até agosto  

Além de obras de arte, principalmente fotografias, desenhos e quadros "por uma questão de espaço e para facilitar a exposição", as pessoas também podem encontrar ecobags e camisetas pintadas à mão, capinhas artesanais para isqueiro, imãs de geladeira, chaveiro e bottons estampados com ícones culturais (como Frida Kahlo e O Pequeno Príncipe), discos, filmes e livros selecionados, entre outros produtos. "Vendemos o que produzimos, mas também aceitamos consignação."

Juliane informou que até o mês de agosto a programação já está definida: em junho o box recebe desenhos de Patrícia Sousa, a fotógrafa Rosa Maciel ocupa a minigaleria do Arte por Perto em julho e Isadora Maciel mostra suas estamparias em agosto - quem abriu a série foi a também fotógrafa, artesã e proprietária do box 218 Ana Potiguar. "Estamos conversando com outros artistas, e o espaço está aberto para outras propostas", convida a poeta e produtora do projeto "Vem no sábado". Mas vale salientar que novas sugestões para exposição devem atender dois critérios básicos: primeiro deve-se considerar o espaço reduzido; segundo que as obras precisam atender a possibilidade de serem transformadas em souvenires.

Rita Machado expõe na minigaleria

A artista visual Rita Machado, segundo nome a ocupar a minigaleria da loja Arte por Perto, apresenta série de fotografias manipuladas produzidas em Natal e Ceará Mirim de pessoas comuns em situações comuns. "Considero essas imagens um retrato do sentimento do sentimento, refletido no olhar de personagens como o vendedor de sorvete, o pescador, o feirante, o passageiro de trem", explica Rita sobre a intenção de seu trabalho.

Munida com uma câmera analógica, ela embarcou na estação de trens da Ribeira e foi até Ceará Mirim registrando um cotidiano que muitas vezes passa despercebido. As fotos foram ampliadas no formato 20 cm x 30 cm e estarão todas à venda, inclusive reproduzidas em pequenos objetos. "É interessante essa proposta de utilizar suportes diferentes como imã de geladeira e chaveiros para mostrar um trabalho autoral, comprova que não há barreiras para se consumir arte e ajuda a disseminar obras de artistas que atuam aqui no Rio Grande do Norte."

Apesar de não fazer parte do 'cardápio' habitual, no dia de abertura da exposição o box 218 estará vendendo sucos de frutas da estação, bebidas e comidinhas.

Serviço: Exposição "Sentimentolhado", de Rita Machado. Abertura hoje, das 9h às 13h30, na loja Arte por Perto - box 218 do Camelódromo da Cidade Alta. Visitação aos sábados, durante o mês de maio. Informações: 8833-3722 ou ju.ataide@yahoo.com.br.

Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário