sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os Moura Raposo Câmara

A trajetória das principais famílias que consolidaram o povoamento do Rio Grande do Norte, a partir do século 16, será contada no livro "Moura e Raposo da Câmara no RN - Ascendência e Descendência: Colônia, Império, Regência e República", de Marco Aurélio da Câmara Cavalcanti de Albuquerque. Em 485 páginas, o engenheiro civil de 75 anos mergulha nas próprias origens e monta um emaranhado genealógico ramificado ao longo dos séculos 17, 18 e 19.

Ilustrado por fotos antigas de acervos particulares, o título custa R$ 65 e será lançado nesta sexta-feira, às 19h, na livraria Siciliano/Saraiva do Midway Mall. A pesquisa levou seis anos para ser concluída e traz a árvore genealógica das primeiras famílias a aportarem no Rio Grande do Norte como os Albuquerque, os Carrilhos, os Vasconcelos (da Paraíba), os Chaves, os Fonseca e Silva. "Os primeiros a chegar por aqui foram os Barros, vindos de Olinda (PE), ainda em 1537. Mas foi a partir de 1597 que começaram a ocupar pra valer as terras da Capitania que daria origem ao RN, e todas as famílias foram se misturando", disse o pesquisador.

Marco Aurélio foi buscar informações em obras de historiadores potiguares e autores nacionais, no acervo do Instituto Histórico e Geográfico, e em documentos arquivados na Ilha da Madeira, nos Açores, e em Portugal. Boa parte do acesso se deu através de solicitações: "Recebi muita coisa pelo correio e internet. A partir daí fui montando a genealogia presente no livro, inclusive informo sobrenomes que foram se perdendo ao longo do tempo e conto fatos históricos para contextualizar o período."


Fonte: tribuna do norte

0 comentários:

Postar um comentário